Estabilizadores sempre foram vistos como itens essenciais para o bom funcionamento de um computador. Certamente, era levado em consideração o fato que, os estabilizadores “estabilizam” (teoricamente) o nível de tensão, corrente e etc. antes da mesma chegar ao seu computador. Além disso, os estabilizadores protegem os dispositivos a ele ligado, contra quedas de raio, graças à um pequeno fuzível.
O Brasil sofre com instabilidades na rede elétrica desde meados de 1940, e o estabilizador veio com a intenção de suprir essa necessidade.
Não, é exatamente ai que todos se enganam, o estabilizador danifica a fonte do seu computador, por um simples fato: Ele é bem mais lento do que ela. A sua fonte ligada a um estabilizador, trabalha 2x mais que o normal. Portanto, a sua fonte durará 50% da sua vida útil planejada. Mas não para por ai…

E isso é pouco tempo? Sim, mas as fontes de um computador comum, trabalham a 100 KHz (ou 100.000 Hz), e as mais robustas, trabalham a 400 KHz (ou 400.000 Hz), e ambas as fontes corrigiriam qualquer surto na rede elétrica em 0,0001 segundos.
Na prática, a sua fonte é centenas de milhares de vezes mais rápida do que um estabilizador, por este motivo, ela é prejudicada se ligada a ele. A sua fonte conseguiria sozinha, corrigir um ruído na rede, bem mais rapidamente do que ligada a um estabilizador.
Devo usar então filtros de linha?
Filtros de linha são melhores que os estabilizadores, pois não tentam “estabilizar” a tensão, mas protegem contra sobretensões (aquelas provocadas por um curto-circuito ou um por uma queda de raio). Vale ressaltar que, a maioria dos filtros de linha não corrigem problemas na rede elétrica, pelo menos não os “baratos”.


O No-Break Offline é o mais comum e barato, possui um tempo de autonomia baixo, geralmente de alguns minutos, tempo suficiente para que você possa desligar o computador com segurança. A bateria interna deste No-Break só é ativa após alguns milisegundos da queda de energia, o que proporciona um maior tempo de vida útil para ela, mas não garante tanta confiabilidade, devido a este pequeno tempo de ativação.
Já os No-Breaks Online são mais usados por servidores, são mais caros e possuem autonomia variável, de minutos à algumas horas. A bateria interna deste No-Break é ligada diretamente na tomada, permanecendo ativa em todo tempo. Os dispositivos ligados a este No-Break são alimentados diretamente pela bateria, que fica constantemente sendo carregada. Isso garante mais confiabilidade, mas reduz a vida útil da bateria para alguns meses. O preço de manutenção ficaria inviável para usuários comuns.
Ambos os No-Breaks te protegem contra 4 efeitos negativos da rede elétrica, são eles:
*Surtos de tensão;
*Queda de tensão;
*Queda na energia;
*Oscilação da frequência.
relmente faz sentido, para quem nao tem a necessidade de manter o pc ligado mesmo com a falta de energia na tomada a melhor opção é um filtro de linha. nao sabia que os estabilizadores nao trabalhavam na mesma frequencia das fontes atuais...talvez com as fontes mais antigas isso funcionasse..
ResponderExcluir