terça-feira, 13 de novembro de 2012

Será o fim dos celulares "Xing-Ling"?

De acordo com o G1, as quatro principais operadoras de telefonia móvel do país estão investindo na implantação de um sistema que pretende restringir o uso de celulares piratas no Brasil. Esse mecanismo deve ser adotado pelas empresas Vivo, Oi, TIM e Claro a partir do primeiro trimestre de 2013 — e devem investir cerca de R$ 10 milhões no projeto.


 Embora realize ações de fiscalização, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) não possui levantamentos precisos de quantos aparelhos ilegais estão em funcionamento em território tupiniquim ou a quantidade exata de dispositivos apreendidos.

 Segundo as operadoras, a medida visa diminuir a quantidade de queixas dos serviços prestados. Os celulares que não foram homologados pela Anatel teriam baixa qualidade e seriam responsáveis por uma grande parcela das quedas de chamadas — fato que resulta no aumento de reclamações nas centrais de atendimento.

Como vai funcionar

O sistema que está sendo desenvolvido conta com um software que reconhece o IMEI do gadget em uso, código utilizado para a identificação de cada aparelho comercializado no país, e compara esse dado com uma lista mantida pela Anatel que contém todos os modelos que receberem a sua certificação.

Se o IMEI identificado no celular não conferir com a relação da agência governamental, o dispositivo será restringido para realizar chamadas. Essa verificação é realizada durante o cadastramento do chip. Para evitar que o usuário use um aparelho original para fazer a sua inscrição na operadora e depois passe o componente para um celular contrabandeado, o sistema também realizará um monitoramento do IMEI dos telefones móveis.

 A ressalva

Contudo, quem já possui um chip habilitado a partir de um celular pirata não deve encontrar problemas, pois o sistema não os identificará. A ideia é que esse mecanismo seja ampliado no futuro, permitindo que o IMEI também seja usado para rastrear aparelhos roubados e bloqueá-los para uso dos criminosos.

4 comentários :

  1. tem que acabar mesmo comessas dsgraças de xing-ling....e chato andar com iphone e as pessoas perguntarem se tem 4 chips e tv...

    ResponderExcluir
  2. sempre arrumam um jeito de piratiar, nao adianta acho q o xing ling vai ficar no mercado por um bom tempo ainda

    ResponderExcluir
  3. Deixem de serem "ignorantes", essas operadoras só querem que os clientes comrem os celulares delas, uma com esse bloqueio elas só querem garantir a reserva de mercado,.. ou vocês que dizem que esse bloqueio delas é bom são funcionarios de uma delas, ou são das fabricantes,... e ainda a indústria o brasilque culpar os importados, ai o governo aumenta o imposto dos importados legalmente, em vez de reduzir o imposto interno. postado via anonimo para evitasr realiações.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com vc Anonimo ....O que eles querem é proibir ,para poder nos obrigar a comprar o celulares deles ....O que os ignorantes que acha que isso é uma boa coisa não sabem pelo visto é os impostos iram subir e com isso os preços dos celulares também .ai muita gente ou vai deixar de ter celular ou terá que comprar um celular que custara ate o dobro do que custa agora ....

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails