Um dos sucessos do fliperama nos anos 90, Cadillacs and Dinosaurs foi febre no Brasil. Até hoje podemos encontrar máquinas com o jogo em shoppings e outros estabelecimentos que ainda abrigam um fliperama. É sempre bom gastar pelo menos um “ficha” para relembrar como era bom um game de premissa tão simples e história tão louca.
Cadillacs and Dinosaurs é um dos antigos games que merecia nova versão nos tempos atuais.
Origem nos quadrinhos
Afinal, de onde saiu essa ideia de misturar carros com dinossauros?
Tudo bem que a história não funciona bem assim, mas essa criação insana não é algo originário dos games. Sua origem veio de uma história em quadrinhos chamada de Xenozoic Tales, que mais tarde ficou conhecida apenas como Cadillacs and Dinosaurs.
A saga em quadrinhos foi publicada pela editora Kitchen Sink Press de forma bem irregular, entre os anos de 1987 e 1996, durando 14 números neste grande período de tempo. Seu escritor e criador, Mark Schultz, parecia não ter muito tempo para desenvolver suas ideias.
Apesar dos poucos números, Xenozoic Tales se provou popular e gerou um desenho para a televisão e outros produtos, como jogos de cartas, bonecos e até mesmo barras de chocolate. Foi junto com estes produtos que nasceu Cadillacs and Dinosaurs.
Pancadaria em cima dos monstros
O jogo Cadillacs and Dinosaurs foi lançado em 1993 pela Capcom, o mesmo estúdio por trás de sucessos como Captain Commando, Final Fight e Street Fighter que, na época, eram os principais jogos da produtora.
Cadillacs and Dinosaurs podia ser classificado como um game “beat’em up”, ou seja, o famoso gênero de “bater e correr”. A ideia é andar pelo cenário 2D com seu personagem e socar tudo o que vier pela frente, sejam humanos, dinossauros ou máquinas. Este tipo de jogo ficou muito famoso nos anos 90 e o título está entre seus principais representantes.
Os quatro personagens selecionáveis eram Jack Tenrec (o principal, com golpes balanceados), Hannah Dundee (a mulher do grupo, mais frágil e mas ágil), Mustapha Cairo (o mais veloz do grupo) e Mess O’Bradovich (o mais forte e com golpes mais arrasadores). Cada um possui suas características próprias, além de poderes, fraquezas e habilidades especiais.
Os jogadores precisavam avançar em oito cenários diferentes, com diversas interseções, lutando ao longo do caminho contra os inimigos comuns e chefõe. O jogo terminada em uma batalha épica contra o grande vilão: Dr. Simon Fessenden.
O mais interessante é que, apesar do título, os dinossauros não era bem inimigos dos jogadores. Acontece que o mundo do game mistura a era dos monstros com um cenário futurista e quase cyberpunk, onde os personagens andam com um cadilaque por aí. Os dinossauros apareciam pelos cenários e podiam ser atacados, ou não! Era a escolha do jogador e isso poderia influenciar nas batalhas.
Por exemplo, um dinossauro poderia surgir na cor verde, o que significa que ele não vai atacar os jogadores. Mas, se ele for atacado, vai mudar para a cor vermelha, de agressividade, e atacar a todos. Um pacífico triceratops poderia ser instruído a atacar por vilões, que poderiam bater no bicho sem dó. Já no caso de um T-Rex não havia desculpas, o monstro já surgia na tela na cor vermelha, devorando todos.
Versão caseira
Ao contrário do que muitos possam pensar, Cadillacs and Dinosaurs não foi apenas um jogo para fliperamas. Ele também contou com uma versão para Sega CD e PC, lançada em 1994, um ano depois após o sucesso nos arcades.
Mas, ao contrário do jogo para fliperamas, o estilo “beat’em up” foi deixado de lado por aqui. O jogo para console e PC, chamado de Cadillacs and Dinosaurs: The Second Cataclysm, era de tiro e em trilhos, com direito a vídeos animados para contar a história, ou “Full Motion Videos”, tecnologia avançada para a época.
Neste game os jogadores ficavam dentro do famoso cadilaque vermelho e atiravam em seus alvos que surgiam pela frente. Apesar de ser minimamente divertido, ele não fez tanto sucesso quanto o primeiro capítulo lançado nos fliperamas, e possivelmente foi por isso que pouca gente ouviu falar desta versão até hoje.
Quando volta?
Já que a Capcom anda dando mais ouvidos a seus fãs e lançando jogos clássicos em alta definição nas redes do Xbox 360 e PlayStation 3, não seria uma má ideia um remake de Cadillacs and Dinosaurs o quanto antes.
O relançamento do título, infelizmente, deve envolver negociação de direitos sobre a publicação de um trabalho inspirado pelos quadrinhos originais, mas não é nada impossível de se realizar. Quem sabe com diversos pedidos dos fãs, abaixo-assinados e muito “chororô” na web a Capcom não se sensibilize e relance este grande clássico dos fliperamas com a tecnologia atual? Estamos na torcida.
Fonte: TechTudo
sexta-feira, 4 de janeiro de 2013
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
eu acho que deveria ser feito um remake por fã, não um novo game. se a capcom for fazer novo game ou um remake vai estragar com certeza...deixem os remakes para os fãs pq eles sim sabem como queremos o jogo.
ResponderExcluirum classico q realmente esta esquecido pela capcom, mas contiunua nos coraçoes dos fãs
ResponderExcluir