quinta-feira, 11 de julho de 2013

Carregar o smartphone via USB plugado no PC prejudica a bateria?

Apesar de a maioria dos celulares atuais adotarem com padrão a entrada USB, ainda é grande o número de dúvidas acerca do processo de carregamento. Afinal, carregar um smartphone através do cabo conectado a um computador prejudica a bateria?

É certo que a bateria dos smartphones é carregada de forma mais segura pelas tomadas da energia, pois estas em geral fornecem uma corrente elétrica de 1.000 mA que é constante e totalmente voltada para o processo de recarga. Já o procedimento realizado por cabo USB conectado em um PC possui muitas variantes, como as versões desta conexão de periféricos e a quantidades de dispositivos que dividem a corrente elétrica

Limitações da recarga por USB

Todo computador precisa de certa quantidade de corrente elétrica para fazer funcionar os seus componentes e ainda alimentar constantemente os seus periféricos essenciais como mouse, teclado, caixas de som e dentre outros.
Desta forma, quanto mais dispositivos estiverem conectados pelas vias de conexões USB do PC, menor poderá ser a taxa de corrente elétrica que será enviada para a recarga da bateria de seu smartphone.

Assim, enquanto uma tomada comum fornece a alimentação elétrica de forma constante em quantidade maior, diminuindo o tempo do carregamento da bateria, a conexão USB envia uma taxa de energia menor, que poderá ser instável e certamente demorará mais para fazer uma recarga.

Fonte: TechTudo

15 comentários :

  1. prejudica a bateria? não encontrei resposta.

    obrigado

    ResponderExcluir
  2. Pensei a mesma coisa que o anônimo acima.
    Prometeram responder uma coisa, mas responderam outra diferente. Que pode demorar mais pra carregar eu entendi, mas prejudica a bateria?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  3. prejudica ou não??????????????????????????????????????

    ResponderExcluir
  4. Concordo ele não diz. Só informa que a recarga será mais lenta..... Mas ficou a pergunta: prejudica a bateria?

    ResponderExcluir
  5. e a resposta prejudica sim ou nao

    ResponderExcluir
  6. Tá.. mas não respondeu.. E AÍ? PREJUDICA OU NÃO? merda de post....

    ResponderExcluir
  7. Afinal, carregar um smartphone através do cabo conectado a um computador prejudica a bateria?

    ResponderExcluir
  8. Usa o programa asus icharger que corrigem a corrente e resolve o problema e NÃO, não prejudica a bateria.

    ResponderExcluir
  9. Mais uma reportagem sem lógica. Provavelmente apenas para dar mais visitas ao site. Reportagem que mais parece um trabalho de colégio e com nota 0.

    ResponderExcluir
  10. Sou formado em eletrônica e a principal diferença o post não comentou. Os carregadores mais sofisticados, geralmente os que acompanham o aparelho e não os genéricos, vem com um circuito que descarrega a bateria antes recarregá-la, fazendo isso a bateria sempre é carregada em sua totalidade ajudando a evitar o "efeito memória". O terminal USB não faz isso, então a resposta é que baterias carregadas somente via USB estão mais propensas a desenvolver o efeito memória, mesmo as de lithium.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao fale besteira, vc ainda esta no mundo do startac????
      NENHUM carregador moderno descarrega a bateria antes de carregar...
      qq bateria com 50% de carga, demora 50% menos para uma carga completa... se ele descarregasse, demoraria 100% da carga + a descarga completa da bateria.
      Seu curso de eletronica merece ser revisto... ou vc precisa fazer um curso recente, pois os cursos de 20 anos atras nao tem valor hoje em dia.

      Excluir
    2. A Serviço do Bem, voce deve ser algum dono de barraquinha de camelô que vende essas tranqueiras. Fique tranquilo, apesar da minha dica, ainda tem um monte de estúpido igual à você que vai continuar comprando essas merdas que você deve vender. Ainda te digo mais, você é burro, não faz a menor ideia do que esta falando e antes que eu esqueça, vá a merda.

      Excluir
  11. quem sabe sabe...crowdsoursing na cabeça.

    ResponderExcluir
  12. Bom, prejudica sim devido o fato de o computador ter que dividir ai entre os seus componentes a energia que lhe é fornecido, assim tornando a carga destinada as entradas USB menor, e como consequência uma maior demora no carregamento do aparelho celular, e ai que mora o problema, as baterias Íon lítio são suscetíveis a danos em altas temperaturas, sendo assim quanto mais tempo estiver conectado ao carregador maior ser a sua exposição a uma temperatura elevada, pois as baterias tem um aumento normal da temperatura ao estarem sendo carregadas, então optem por carregar sempre com o carregador de tomada mesmo, por ser uma carga rápida não submetendo a bateria a um estresse maior por conta do aumento da temperatura.
    Eu sou formado em Química e fiz ai uma analise do ponto de vista químico dos componentes da bateria.

    ResponderExcluir
  13. Esta matéria é uma merda e foi muita burrice colossal ter copiado uma merda. Santo deus, estuda burro!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails