quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Atualizando a bios da P5GC-MX da POSITIVO


Galera, hoje (18/08/2011) precisei atualizar a bios de uma placa mãe de um computador da positivo que não reconhecia um certo processador, então fui no site da asus e baixei o utilitário de atualização e a bios mais atual e para minha surpresa o programa de atualização dizia que a bios mais nova nao era compativel com a antiga. Então pesquisei na net e com um pouco de dificuldade achei um tutorial bem simples que dizia que o programa de atualizador de bios nao podia ser o mais recente porque dava esse erro mesmo, e que deveria ser uma versão mais antiga (Asus Update 6.02.01).
Então caros amigos, se vocês forem no site da asus e procurar por essa versão do atualizador, não encontrarão mas o Nerd Talk ta aqui para ajudar os que poderão precisar futuramente, eu coloco logo abaixo os links para download da bios atual (0518) e do atualizador que funciona. Espero ajudar com esse post.

ASUS UPDATE V6.02.01
    


BIOS (0518)
    



30 comentários :

  1. Cara, parabêns, tou com uma p5gc aqui, maluco para efetuar o update e não conseguia, axei o app da asus neste site aki http://www.4shared.com/get/AFYajPZm/Asus_update_v60201.html;jsessionid=0BF4333729C9E972F1FF94B1CF284A89.dc323
    baseado neste tutorial, até o proprio update da asus direto do site dele funciona, mto obrigado, vlw mesmo !

    ResponderExcluir
  2. deu td certo mais agora nao pega mais a net

    ResponderExcluir
  3. Não aconselho a fazer o upgrade da Bios da P5GC-MX da Asus feita para a Positivo
    pois fazendo isso qualquer tipo de placa ( Som, Vídeo, Rede etc...) bão vai funcionar, mesmo instalada com o disco ela não sera reconhecida pelo sistema. NOTA: A internet também para de funcionar mesmo que toda a configuração do provedor correta não se consegue navegar. Fiz e me estrepei agora to tentando um downgrade para não perder a placa que é muito boa.

    ResponderExcluir
  4. bom amigo, se coloquei esse tutorial aqui é porque funciona pois eu mesmo fiz em 5 placas dessa e nao deu um erro sequer. não julgue seu caso como o mesmo pra todo aquele que quiser fazer a atualização

    ResponderExcluir
  5. Olá Hyperion! Eu atualizei a bios desta placa mãe hoje com a versão mais recente e utilizando o método dito por você. Contudo, ocorreu o mesmo problema que o amigo acima citou, ou seja, o chip de rede onboard Atheros L2 deixa de funcionar e não adianta trocar o driver. Porém, descobri o que ocorre. Quando se acaba de atualizar a bios, gera-se automaticamente um endereço MAC inválido para o chip de rede onboard e por causa disso a rede não consegue um ip válido para se conectar a internet. Para contornar este problema faça o download do programa "Win7 MAC Address Changer" (encontra-se no baixaki), funciona desde o windows vista até o windows 8 (eu testei com o windows 8 pro). Com este programa você pode trocar o endereço MAC inválido por um endereço MAC válido, assim fazendo a rede voltar a funcionar normalmente. Créditos ao Alucardd do forum.gamevicio.com.

    ResponderExcluir
  6. obrigado pela observação e pela dica. mas como eu disse antes eu atualizei varias placas desse modelo e nunca deu problema na rede onboard.mas fica ai a dica para quem teve o problema.

    ResponderExcluir
  7. Olá pessoal, baixei o ASUS UPDATE V6.02.01 para atualizar a bios mas ele não instala (da erro durante a instalação). Não sei se é porque meu windows é o seven ou algum outro problema. tambem tentei o AsusUpdt_V71803 e nada. Minha placa é positivo com o windows 7 32 bits instalado. Se alguem puder ajudar, jong20@ig.com.br. Abraço!

    ResponderExcluir
  8. tentei aqui tambem no windows 7 32 bits e nao funcionou mas quando eu fiz foi no windows xp...vc ja tentou no windows xp?
    de qualquer forma, vou criar uma makina virtual aqui e instalar o windows xp pra testar

    ResponderExcluir
  9. atualizei deu tudo serto mas depois de um tempo o processador novo parou de ser reconhecido (e7300) o antigo funciona, que pode ser? alguma configuração?

    ResponderExcluir
  10. Respostas
    1. nossa! ainda estou com este pipino! ja fiz o downgrade da bios em todas as versões mas a placa não reconhece mais este processador, já o testei em outra máquina e ele esta perfeito kk! ouvi falar que é porque ele é da positivo e eles fazem algum tipo de alteração na placa. sera q é por isso! please help me.!!

      Excluir
  11. correção: a placa é da positivo (P5GC-MX) processador E7300. obrigado!

    ResponderExcluir
  12. Ae galera, agradeço muito vcs, aqui ocorreu tudo bem, exceto a instalação do programa ASUS UPDATE V6.02.01 que estava dando erro.
    Eu consegui encontrar um asus update q esta instalando normalmente e postei no 4shared para quem precisar.
    Esse é o link:
    http://www.4shared.com/rar/7jVhuJb7/Asus_update_v60201.html?

    flw, vlw!

    ResponderExcluir
  13. links atualizados e com duas opções cada um

    ResponderExcluir
  14. A dica do Leandro Funcionou blz aqui... Vlw msm...

    ResponderExcluir
  15. Para alterar o endereço MAC do adaptador de rede, clique em propriedades do adaptador LAN, no gerenciador de dispositivos, depois na aba avançado; e em endereço de rede; coloque um endereço válido. (copie da etiqueta do seu adaptador).

    ResponderExcluir
  16. Pô Deveria mencionar logo no começo do Tutorial que corre o Risco de não Funcionar mais Rede/Audio e Video,Pois foi oque aconteceu comigo,Fiz como está o Tutorial e baixei os arquivos daqui mesmo,Atualizou Legal porem fiquei sem Rede/Audio e Video,Formatei o PC tudo voltou a funcionar,porem Sem RedeFormatei com Windows 7 32Bit,agora vou fazer como o Colega logo acima falou e vou Tentar um MAC valido.

    ResponderExcluir
  17. Consegui resolver o problema sem ter que instalar nada
    Em Central de Rede e Compartilhamento>Conexão Local>Propiedades>Configurar>Avançado>Endereço de Rede
    Foi só colocar um Endereço (001BFCE998A7) E já voltou a funcionar a Rede.
    Foi boa a experiência de sentir que fodi a placa mãe e ter resolvido depois,Mas mesmo assim acho que tem que informar logo no começo Oque pode acontecer .
    Obrigado ao cara que postou o Tutorial e os programas e Também um muito Obrigado ao Leandro Rodrigo de Carvalho Silva que postou a Solução.

    Vou deixar um Print aqui caso alguém tenha o Mesmo Problema e não queira instalar programa para obter um novo MAC:
    http://imageshack.com/a/img577/8456/t28z.png

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. voce e pika mlk.. resolveu o meu problema direitinho.. so basta fazer isso..

      Excluir
  18. No meu caso não consegui de jeito nenhum até achar num fórum a solução:
    baixei a bios original POSITIVO Bios 319 atualizada http://www.4shared.com/rar/l1F4SH0w/BIOS_P5GC-MX_0319_POSITIVO.html

    para instalar baixei o AFU236U.exe
    fiz um pendrive bootavel pelo DOS

    No DOS botei o seguinte comando:

    AFU236U /P5GCPOST.ROM /pbnc /n

    Funcionou certinho!!!
    OBS: esta bios esta toda em PORTUGUÊS-BR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. motivo da atualização:
      A placa P5GC-MX tava demorando 2 min pra dar boot com a atualização resolveu o problema.

      Excluir
  19. Pessoal, infelizmente as atividades do blog foram encerradas, caso alguem ainda tenha duvidas, entrem em contato comigo por email: hiperion2004@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. eu nao consigo abrir o setup do asus updater

    ResponderExcluir
  21. tive o mesmo problema do zóio1000... Após atualizar a bios depois de um tempo o processador não é reconhecido...
    Pode não funcionar com ele mas a única maneira que utilizei para resolver o problema foi colocando um outro processador no lugar pois só assim arrancou( Celeron) após isso fiz o downgrade para a bios orinal de fabrica e coloquei o core2duo novamente. e voa-la partiu normalmente. Apesar de não estar 100% certo acho que essa ultima bios da asus tem algum conflito com essa p5gx-mx da megaware.... Fica a dica. (processador core2due e8600 3.3 ghz)

    ResponderExcluir
  22. Bom dia Brother! Fui atualizar a Bios P5GC-MX e está dando esse erro: ROM file ROMIND is not compatible with existing BIOS ROMIND. A BIOS é a 518....o que devo fazer...Por favor me ajude. abraços

    ResponderExcluir
  23. faz isso aqui e corre pra galera. https://www.youtube.com/watch?v=ShBT-_jhB7A

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails