segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Comercial preconceituoso ou não?

Alguém ai já viu o comercial do Pegapop Deskasca da Garoto? O comercial mostra macacos disputando um picolé parecido com uma banana. Até ai tudo bem, macaco e banana tem tudo a ver.

Mas o que chamou a atenção, foram as cenas finais que mostra um calçadão de uma praia e pelo que parece é Copacabana ou seja, o cenário é no Brasil. Também mostra crianças brincando de bola, e a bola passa para o macaco, que brinca com a bola e samba ao mesmo tempo. Tudo a ver mesmo com o Brasil: praia, futebol e samba e ainda tem uma batida meio "funk" pra completar. Mas cadê a cidade? é isso que os gringos pensam do Brasil? Macacos e floresta para todo lado? Isso me lembra o episódio dos Simpsons que se passa no Brasil que critica de uma forma negativa nosso país.

Apesar de a produtora da animação ser brasileira, me parece que a ideia não foi de brasileiros, mas sim de americanos pois a agência de publicidade é uma multinacional, de origem americana que teve a nestlé como cliente. O título do comercial é "Macaquinhos" ...o produto, é um picolé e o público alvo são as crianças. Estaria ai mais uma idéia de preconceito contra nossas crianças?

Pelo sim, pelo não....deixem seus comentários depois de assistir o vídeo abaixo:

44 comentários :

  1. acho q o preconceito esta no ponto de vista de cada um sobre o video

    ResponderExcluir
  2. ahh ta, nada mais é ofensivo hj em dia ne? tudo pode ser qualquer coisa...so depende de cada um...por opinioes assim que nada muda...tudo e jogado na nossa cara e aceitamos na boa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu não sei o q foi q jogaram na sua cara, mas ñ há nada pior q pessoas como vc q vêem problema em tudo e acham q nada muda por conta dos outros....tá incomodado.... se sentiu ofendido ...faz alguma coisa e para de reclamar dos outros!
      vc disse"so depende de cada um" então tá dependendo d vc filhinho!....fica a dica!

      Excluir
    2. Não há nada pior que pessoas que engolem tudo sem o minimo de censo critico, são geralmente os cabeças vazias que aceitam tudo como se nada fosse errado. São as pessoas que tem preguiça mental de pensar, e que engordam a linha de assinantes de revistas vejas e de idiotas que acompanham toda a programação de Globo.

      Excluir
    3. sinceramente, não me incomodo, tenho é orgulho, não tem nada de errado com o comercial, o Brasil é isso, futebol, alegria, praia, mata, e um picolé de banana precisa de macaco queria um tubarão na propaganda?

      Excluir
    4. Aff.."Jogando na nossa cara"... "cabeças vazias q aceitam td"... "acompanham a veja e assistem a globo" pra mim é td frase tipica de pessoas q se dizem as intelectuais por se acharem as mais criticas de todas...

      Sou negra e não vi nada de preconceituoso no video... Queriam q tivesse oq? um ornitorrinco pegando baba na floresta?.. Parem d qrer tumutua com oq não tem nescessidade

      Agora se vc se acha tão inferior, ao ponto de achar q um Macoco comendo banana no comercial é ofenssa a pessoas negras
      ... Lembre-se q a teoria da evolução diz que o "Homo Sapiens" descendo "Macaco", não o "Homo Negro"...rs

      Se fosse um mico leão Dourado que ao inves de Marrom é amarelo, tava td bem então! rsrsrs... Não jogue a culpa nos outros se vc se sente inferior pela cor que tem...

      Excluir
    5. Eu não via a causa desse insulto a cor de pele e sim o fato de que algumas pessoas achavam que aqui só havia mato.

      Excluir
    6. O Brasil é muito conhecido pelas suas prais, futebol,amazonia, fauna muito diverssificada... O Comercial apenas comporta todos esses elementos de forma criativa... Não vejo preconceito em nenhum aspecto.. Achei muito legal

      Excluir
  3. O Brasil e conhecido principalmente pela praia de copacabana, pelo futebol,samba, fauna e mulata.
    O fato dos macacos, é porque na zona sul do Rio de Janeiro, área mais famosa do Brasil, devido a proximidade da Floresta da Tijuca e pelo numero de arvores que ornamentam as ruas, realmente é fácil se ver macaquinhos na rua, correndo por fios elétricos ou se pendurando nas arvores acima das calçadas. Eu mesmo já vi, inúmeros.

    Alguns podem achar isto muito ofensivo, mas, temos de nos orgulhar de ter as praias mais visitadas e invejadas do mundo, ter o carnaval e o ano-novo mais procurado do mundo e de termos uma das 10 maiores cidades do mundo.

    O mostrado no video não me incomoda, o que me incomoda mesmo, é quando são mostradas as favelas, a criminalidade, o tráfico e a corrupção, que são realidades no nosso país e que ano após ano, nossos governantes não são competentes o suficiente para minimizá-los.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafa-EL, parabéns, a sua maneira de ver a coisa é fantástica. Trabalhei com turismo por 14 anos e conheci muitos lugares mundo à fora. Todo povo é estigmatizado por suas características. Tem quem faça piada disso, tem quem utiliza essas características no seu trabalho(como a propaganda tenta fazer) e tem que não goste, mas todo povo é visto por outras culturas pelo mínimo de características que lhe marcam.
      Posso te afirmar com certeza, pois conheci várias culturas graças ao meu trabalho e nem todo alemão tem bigodão, bebe cerveja e usa uniforme de tirolesa, nem todo americano anda armado matando pessoas em escolas, nem todo inglês é bêbado e brigão, nem todo japonês anda fantasiado de pokemon e Sailor-Moon, nem todo africano é negro e nem todo europeu é branco, assim como nem toda a fauna australiana foi feita para matar o ser humano.
      É assim como eu vejo.

      Excluir
  4. também tudo é preconceito, jaja se eu cagar e rirem porque eu caguei vai ser preconceito, tnc

    ResponderExcluir
  5. macaco gosta d banana caraleo qual é o problema??/

    ResponderExcluir
  6. São macacos, não pessoas negras O_O Cadê o preconceito nisso? Oxe

    ResponderExcluir
  7. só pra completar o que o Rafa- EL disse ....
    pra quem não sabe os Simpsons é um desenho adulto que se baseia em criticar e esteriotipar os costumes da sociedade americana, todo mundo se revoltou qdo eles mostraram o Brasil daquela forma exagerada,mas ninguém q vê deixou de rir qdo Homer foi à India trabalhar como escravo num país sujo e de crenças por vezes absurdas ou qdo ele foi à Itália onde só tinham cidadezinhas pitorescas em q as mulheres pareciam a Sofia Loren e q qualquer criminoso internacional pode virar prefeito.Como já diria minha mãe ....Pimenta no dos outros é refresco!
    Quanto a propaganda não vi nada de mais.....Seria ofensivo e preconceituoso se o menino negro de fundo corresse e roubasse o picolé do menino da frente mas não é o caso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não ai seria um documentário sobre a violência do Rio hahahahah

      Excluir
    2. não sei porque mas eu ri mt

      Excluir
  8. Ah gente, qualé.. não vi nada de preconceituoso no vídeo.
    E daí que só mostra floresta, macacos, praia e futebol? É um COMERCIAL PRA CRIANÇAS. É pra ser fofinho e vender, não pra mostrar a realidade.
    Ninguém tá nem aí pra isso, eles só querem vender o picolé ué. Acho que esse patriotismo exagerado é o que estraga o país, o povo vê preconceito em tudo. Fala sério.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patriotismos exagerado pela internet, por que na hora de votar e acompanhar o que o seu candidato ta fazendo a maioria não ta nem ai

      Excluir
  9. O certo é que todo preconceituoso e racista babaca sempre afirma que o racismo e o preconceito não existe e que isso é coisa da cabeça das pessoas.

    ResponderExcluir
  10. Cada cabeça uma sentença...Cada um vê conforme seu conhecimento e emoções, não vi nada D+. O que é horrível e ninguém fala é o turismo sexual que ocorre no nordeste, muitas vezes com menores.

    ResponderExcluir
  11. Que povinho de b*$!@.... Todo pré-conceito é normal todos temos, assim como idiota que achou que um comercial deste é preconceito, mas inferiores são sempre inferiores não conseguem viver em harmonia nem com eles mesmos, são apenas fruto de suas proprias deficiencias, não se amam, não se valorizam, e não tem amor proprio sempre acusando outrem de atacarem a sua "liberdade" de injuriarem a sua "raça" sendo que a única raça que existe é a humana tem apenas algumas diferenças de tonalidade de pele, mas são exatamente iguais em seus esqueletos se retirar a pele todo mundo fica igual, quando for para debaixo da terra vira tudo terra de novo. É como o povinho de esquerda sempre achando existe um complo para dominar o mundo e subjulgar a sua "liberdade" assim quando assumem o poder fazem exatamente o que tinham medo. Estes sempre terão medo do mundo e jamais crescerão como seres humanos evoluidos e que fazem um mundo melhor.
    Que bosta de "mundo", como diria um amigo meu dei minha opinião.. "que bosta"

    ResponderExcluir
  12. NO Doubts! brazilian children are little monkeys.

    KKKKK só de zuera, mas sua forma de pensar é preconceituosa tbm ... (Gringo é uma palavra que pode ser considerada pejorativa).

    Talvez você não tenha muito contato com estrangeiros, pois já trabalhei com o público, e em consequência disso, também trabalhei com estrangeiros, e posso lhe dizer que nunca notei qualquer forma de depreciação da parte deles, isso não quer dizer que não exista.

    Mas note também que nós brasileiros não somos os melhores exemplos de patriotismo, basta para isso ligar a televisão "... praia, futebol e samba...", essa é uma das imagens que "vendemos" ao exterior.

    Ótima postagem

    ResponderExcluir
  13. SABE PQ ESSE COMERCIAL NÃO FOI FEITO POR GRINGOS? PQ NÃO TEM PUTA, É ISSO QUE ELES ACHAM QUE SÓ TEM NO BRASIL... SAMBA, FUTEBOL E FLORESTA É BRASILEIRO QUE DÁ VALOR OS GRINGO TÃO POUCO SE FUDENDO PRA ISSO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza não tem putas...o produto tem as crianças como principal alvo...se tivesse umas vadias, nem entraria no ar

      Excluir
    2. O pior é que no Brasil a maioria é puta mesmo... Mas os brasileiros valorizam, se não, não teria...

      Excluir
  14. As pessoas vêem preconceito em tudo. Esse comportamento do politicamente correto esta deixando as pessoas chatas, é muito mimimi! Aí tem os pesudo-intelectuais como a Grampola fazer pregação ideológica, ah vai encher o saco do teu pai. A internet tem o poder de fazer com que pessoas hipócritas, retrógradas e estúpidas se achem muito inteligentes.
    Assim como a beleza esta nos olhos de quem a vê, o preconceito esta na cabeça das pessoas, não que não exista, mas na grande maioria é isso que é dito no blog, ele "acha" e o "achismo" é Phoda!É o pior tipo de preconceito, pois antes de se ter certeza de algo, se "PRÉ CONCEITUA" a propaganda por que "ACHA" que a praia parece o Rio de Janeiro e tem floresta e tem macaco e tem banana, fala sério!!!!
    Vocês que acha preconceito, deveria ler o comentário do Rafa-EL, um ponto de vista muito mais interessante e produtivo!



    ResponderExcluir
  15. nao acho preconceituoso é até bonitinho...E os macaquinhos é por causa do gosto de banana que é bem real.

    ResponderExcluir
  16. Rafa-EL, parabéns, a sua maneira de ver a coisa é fantástica. Trabalhei com turismo por 14 anos e conheci muitos lugares mundo à fora. Todo povo é estigmatizado por suas características. Tem quem faça piada disso, tem quem utiliza essas características no seu trabalho(como a propaganda tenta fazer) e tem que não goste, mas todo povo é visto por outras culturas pelo mínimo de características que lhe marcam.
    Posso te afirmar com certeza, pois conheci várias culturas graças ao meu trabalho e nem todo alemão tem bigodão, bebe cerveja e usa uniforme de tirolesa, nem todo americano anda armado matando pessoas em escolas, nem todo inglês é bêbado e brigão, nem todo japonês anda fantasiado de pokemon e Sailor-Moon, nem todo africano é negro e nem todo europeu é branco, assim como nem toda a fauna australiana foi feita para matar o ser humano.
    É assim como eu vejo.

    ResponderExcluir
  17. parece que muita gente aki comentou sem ler o texto do post. tem gente me chamando de preconceituoso por ter postado isso mas o texto nao é meu. é logico que pra banana vem logo a ideia de macaco mas e sempre essa a ideia que os lá de fora tem do brasil...só mato e macaco.pq nao colocaram depois do calçadão exatamente como a porra do lugar é com ruas e prédios? esses merdas tem ideia errada do Brasil sim e pau no cú de quem pensa o contrário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nada de preconceito. Quer mudar a imagem do Brasil lá fora? Faça uma campanha para mudar os governantes, pois nós somos piadas por culpa deles! E Hyperion, o preconceito aqui tá sendo seu para com os que tem uma percepção diferente da sua, você não é o dono da verdade, e me parece bem moleque intolerante que não respeita os pontos de vistas contrários e muito menos sabe fazer reflexão de modo sensato com bons argumentos e sem ofender as pessoas!

      att, Wander Machado. RJ-Brasil

      Excluir
  18. essas pessoas que aceitam tudo e ainda acham bonitinho são lixo. consomem produtos americanos, endeusam eles e ainda aceitam esse tipo de coisa sem ao menos pensar sobre. ainda bem que o país não depende de vocês.

    ResponderExcluir
  19. ta o brasil é visto sempre assim, mas oq tem p/ mostrar alem disso, favela, violência, corrupção, para de mimimi...

    ResponderExcluir
  20. vai ver ele queria que usassem uma vaca para fazer comercial de sorvete que o modo de abrir se assemelha auma banana.Sem contar que tb tem sabor de banana no sorvete tb.

    ResponderExcluir
  21. A Garoto é brasileira pessoal, que viagem.
    Macaco gosta de banana, é uma coisa mais que normal.
    Preconceito tá na cabeça que quem escreveu essa matéria. Cabeça pequena demais, hein?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc, hj em dia tudo é motivo pra PRECONCEITO, e blá blá blá, quando eu era moleque as coisas eram bem menos chatas, acho que realmente fui feliz, fica ai um video que se fosse feito hoje em dia geraria indignação do mundo pelo visto:

      http://www.youtube.com/watch?v=6IbMszBC6r8

      Ou eles eram muito bons ou nós eramos muito menos preocupados com coisas banais

      Excluir
  22. Será que é tão difícil perceber que a intenção é demonstrar que vem direto da floresta? Por isso a proximidade da floresta com as pessoas. Sempre os brasileiros com mania de perseguição, vivem falando que o país belo por sua fauna e flora, e quando isso é apontado falam que é preconceito. AAAAAH MEU CARAI...

    ResponderExcluir
  23. preconceito nada mano, no comercial tem os brancos e os macacos, tem espaço pra todo mundo

    ResponderExcluir
  24. Nossa, hoje em dia qualquer coisa é motivo para pensarem em preconceito. Isso é coisa de quem não tem ocupação e fica caçando em tudo motivos para criar algum burburinho. Isso é um comercial e não um documentário sobre o Brasil. Tão parecendo aqueles fanáticos religiosos que veem o capeta em tudo.

    ResponderExcluir
  25. E outra, como não tem cidade se o comercial mostra claramente o calçadão da praia?? quer dizer que na selva tem calçadão agora? Ou vc queria um giro 360º só pra mostrar o cristo redentor? Ai iria ser um comercial turistico, nao de um sorvete.

    ResponderExcluir
  26. Nao vi preconceito algum, se existe preconceito aqui, eh seu.

    nao condeno a forma dos gringos verem o Brasil, veja bem, nao to dizendo que gosto q eles vejam assim, mas nao condeno, até porque, quando falam em egito, a primeira coisa que vem na cabeça eh piramide, camelo e areia, mas lah existem cidade muito bem desenvolvidas... assim como quando falam em africa, vc pensa em safari, animais e pretos, mas naao, lah existem mtos centro urbanos de cair o queixo... e isso eh nossa culpa? naao, eh o q chega ateh a gente desde a nossa infancia pela mídia.
    resumindo, antes de pararmos pra reclamar dos gringos, vamos primeiro nos olhar e ver se nao estamos fazendo o mesmo?

    ResponderExcluir
  27. Cadê o preconceito??? Nada de mais! Poderia ser bem pior! Se aparecesse umas mulatas do samba, por exemplo.

    ResponderExcluir
  28. vou repetir o q disse no primeiro comentario. "o preconceito esta nos olhos de quem ver"

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails