sexta-feira, 16 de agosto de 2013

O dia em que a Nintendo "emprestou" o Mario

Estou vivendo um momento Nintendista esses dias (efeito de se comprar um DS) e resolvi futucar na historia do mascote bigodudo da Big N.

Jogo Mario desde o querido Nintendinho e já joguei tanto o início da franquia Super Mario Bros que decorei até a posição das nuvens (que por sinal são as moitas só que brancas). O que eu não sabia era que existe uma outra versão oficial desse clássico, me refiro ao Super Mario Bros Special.
Sim essa pérola existe, porém mesmo sendo oficial ela não foi desenvolvida diretamente pela Nintendo.


Como podem ver na imagem acima, o jogo foi "emprestado" para a Hudson Soft. Ele foi desenvolvido para uma plataforma existente somente no Japão, o NEC PC 8801, uma maquina bem limitada e por isso o jogo foi adaptado para rodar nela, gerando assim algo bem estranho. Vou listar algumas diferenças:

  • Imagina jogar Super Mario sem o scroll da tela, ao invés disso há uma transição do cenário no bom e velho estilo Pitfall. 
  • Outro problema foi a palheta de cores limitada. Como jogar Mario sem a cor verde? Simples, é só trocar por amarelo e deixar nosso bigodudo e o cenário com anemia.
  • Dado a limitação do hardware (ou incompetência dos programadores talvez) os inimigos e o próprio Mario se misturam com o cenário muitas vezes, parecendo passar por trás dele e não pela frente como deveria ser. 
  • A jogabilidade foi muito afetada também. Quem jogou a versão original no Nintendinho sabe que controlar o Mario requer uma certa cautela para não exagerar nas corridas e nos pulos. É só jogar um pouco e logo você não terá problemas em acertar a cabeça dos pobres Goombas ou Koopa Troopas. Nessa versão do NEC PC o Mario pula em qualquer lugar, menos onde você quer que ele pule. Isso somado a transição de telas deixa tudo bem complicado. É preferível pular pelos inimigo a tentar acertar a cabeça deles.


Chega de papo. Segue um vídeo com o jogo e um link do emulador do NEC PC 8801 já com essa raridade. Quem ai tem coragem de zerar essa versão?


Quem estiver curioso e acha que pode zerar esse game é só tentar a sorte: Download do emulador + jogo.
O link para baixar está logo a baixo da ultima figura. Eu tentei jogar, mas confesso que a agonia da transição de telas não deixou eu ir muito longe.

Boa sorte.

Um comentário :

Related Posts with Thumbnails