sábado, 7 de maio de 2011

Pc do tamanho de um pendrive


Um computador com um processador de ARM 11 com 700 MHz de clock e 128 MB de memória RAM não soa nem um pouco atrativo hoje em dia. Mas e se ele custar 25 dólares, tiver o tamanho de um pendrive e for direcionado para crianças carentes? Foi em torno desses três critérios que o desenvolvedor de jogos David Braben criou o Raspberry Pi, um computador que cabe inteiro na palma da mão.

David é o responsável pelo estúdio de games Frontier Developments e fundou uma organização com o mesmo nome do computador que criou para poder distribuí-lo para escolas que não podem pagar por um OLPC ou computadores do tipo.

O Raspberry Pi tem também uma porta USB, uma HDMI e uma entrada para um módulo WiFi ou de webcam e cabe inteiro em um espaço um pouco maior do que um pendrive USB atual. Ele também vem com um slot para cartão de memória microSD, usado como armazenamento e local de instalação do sistema escolhido por David para ser o padrão: o Ubuntu 9.

Seu tamanho diminuto e o uso de um sistema livre faz com que ele não custe mais do que 25 dólares para produzir. Além disso, o Raspberry Pi consegue exibir até 1080p de resolução por meio de sua porta HDMI e por suportar o OpenGL 2.0, mesmo tendo um processador e memória reduzidos.

Seu criador diz que pretende produzí-lo em massa e disponibilizá-lo no mercado em até 12 meses. A página da fundação contém mais informações sobre o projeto.

Site http://www.raspberrypi.org

2 comentários :

  1. sem aquecimento, preço ultra acessível....muita gente que nao tem um computador vai poder ter mas tm um lado ruim...o que vai aparecer de mini caça niquel por ai......

    ResponderExcluir
  2. Projeto interessante,bem que podiam vender aqui no Brasil...

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails